Residência M e K Ribeirão Preto 
CONSTRUÇÃO DE PAREDES DE TAIPA DE PILÃO

Responsabilidade Técnica pela Taipa de Pilão – arq. Eduardo Salmar 
Acompanhamento da execução da taipa – arq. Eduardo Salmar e arq. Matheus Petian
Empreiteiro Civil – Marcos Fabiano
Operários taipeiros – Zé , Diego , Michel e Carlos .
Acompanhamento da obra – Uzzo Arquitetura 
Projeto arquitetônico – Estúdio Artigas .
Proprietários – João Marcuz e Karen Bernardes


RELATÓRIO DA CONSTRUÇÃO DAS PAREDES DE TAIPA DE PILÃO DA RESIDÊNCIA JOÃO

- PERÍODO DA OBRA : 29 JUNHO A 20 JULHO DE 2023 –

Projeto Monumento

Quando sentei prá desenhar um pouco num dia desses, desenhei este espaço para ser construído em um parque ....ao ar livre.....aberto ao céu . A vontade foi de desenhar um espaço circular para quem andar por aí sinta uma emoção....pés na terra e olhos no céu.

Projeto A Cabana

Projetamos esta cabana para ser construída em um parque para o lazer do casal. Simplicidade, beleza e conforto. Essa é a nossa arquitetura.

3ds

Projeto de captação pluvial em residência 

CALHAS E CONDUTORES A SEREM INSTALADOS

Fonte de referência: Norma brasileira NBR-10.844 - Instalações Prediais de Águas Pluviais

a) Adotaremos a quantidade de chuva que vai cair no telhado: 0,067 litros por segundo por m2 = 4,02 litros por minuto por m2 = 244 milímetros por hora por m2 Água 1 – 100,60 m2 Água 2 – 42,92 m2 Água 3 – 62,43 m2

b) Na determinação dos pontos de descida, é bom sempre pensar que um deles pode ser entupido por folhas de árvores por isso, você deve analisar o comportamento de cada descida e simulando seu entupimento verificar para que lado e por quais condutores a água vai descer. Esse cuidado é bom ter quando calculamos telhados próximos de mata, floresta ou bosque com árvores altas.

c) Cálculo do volume de chuva por trechos do telhado para determinação das dimensões das calhas. A vazão é calculada pela fórmula V = I X Área do Telhado. Então, para as Águas 1,2 e 3 temos:

V1 = 0,067 X 100,62 = 6,74 litros por segundo = 404 litros por minuto
V1 = 404 litros por minuto
V2 = 0,067 X 42,92 = 2,87 litros por segundo = 172 litros por minuto
V2 = 172 litros por minuto
V3 = 0,067 X 62,43= 4,18 litros por segundo = 250 litros por minuto
V3 = 250 litros por minuto

O PROJETO

Leia mais

Residência G e V Piracaia


Treinamento de equipe de empreiteiro civil para construção em taipa de pilão - Piracaia

RELATÓRIO PARA OS ACABAMENTOS DAS PAREDES DE TAIPA DE PILÃO










O Projeto

Relatório Técnico

Residência Marcelo e Mayra

Projeto 3D

Croquis

Projeto

Residência ITAPARICA

Projetar esse refúgio para o casal Marcos e Carla tem um sabor especial. Primeiro pela beleza do local, que possui o encanto desses lugares no Brasil onde estão presentes o mar, as comidas saborosas e típicas, uma comunidade de pessoas sorridentes e acolhedoras e sem dúvida nenhuma o lindo visual da cidade de Salvador do outro lado da Baía de Todos os Santos. Em seguida, mais uma oportunidade de utilizar a técnica da Taipa de Pilão construindo lindas paredes estruturais, o emprego de madeiras naturais e roliças encontradas na ilha e os acabamentos de pisos e paredes com materiais singelos como o Cobogó, as garrafas coloridas, as esteiras de palha garantindo beleza e harmonia da arquitetura com o entorno. Prá finalizar é sempre gratificante voltar a projetar e a construir na ilha, principalmente agora com este casal que respeita e participa do trabalho do arquiteto.


Croquis

O Projeto


O caderno

Arquitetura simples e despojada de adereços com linhas limpas para criar espaços aconchegantes. Residência construída explorando grande funcionalidade estrutural e climática dos materiais e sistemas construtivos empregados.. Volumetria favorável à grande circulação de ar no interior e abaixo do telhado. Emprego de lajes de concreto proporcionando maior segurança devido o uso sazonal da casa. Varandas espaçosas para convívio e permanência sempre integradas com o jardim. A proximidade com o mar completa o paraíso.

3Ds

Residência Marcio H

"Descreva sua galeria aqui. Você pode ocultar este elemento no menu à direita."

Escreva algo sobre suas fotos. Diga a seus visitantes o que suas imagens representam.

O Projeto

Escola Nacional Florestan Fernandes

“Quando o desenho acompanha a lógica do sistema construtivo utilizado, a arquitetura nasce livre de obstáculos e resulta exuberante e singela”. Eduardo Salmar Nogueira





Cartilha MST - Como construir com terra



Saiba Mais

Residência Walter C

A Residência

Esse projeto apresenta de maneria simples e fidedigna o sonho de morar do Walter: os ambientes internos devem proporcionar fluidez quando inter-relacionados e intimidade ao mesmo momento e na mesma casa, sendo que os materiais empregados para a construção dos ambientes devem também seguir uma lógica integrada com os objetivos do conforto térmico, da beleza e da economia.

Aproveitamos a declividade suave do terreno para demarcar 2 NÍVEIS internos e externos da casa. Essa solução de implantação surgiu em função de 2 aspectos:um é fazer a terraplanagem à base da compensação (cortes e aterros feitos simultaneamente), que é a maneira mais econômica de trabalhar a topografia no lote em função do projeto arquitetônico, e outro foi pensando no conforto térmico da casa, atento com a orientação solar para conseguir áreas de lazer e de permanência prolongada bastante sombreadas, utilizando paredes de terra crua voltadas para o sol mais quente.

O projeto usa sistemas CONSTRUTIVOS que empregam a terra crua com matéria prima básica: para as paredes estruturais e MONOLÍTICAS de solo-cimento, para as fundações com sapatas de solo-cimento compactadas mecanicamente, para os pilares com blocos de terra comprimida e as estruturas verticais com eucaliptos roliços. Sendo que a terra empregada na construção da casa será EXTRAÍDA com a escavação de uma piscina diminuindo com isto o custo energético da obra ao empregar o material existente no próprio lote.

O Projeto

Maquete

Residência Pupin

A Residência Em busca de formas com processos construtivos simplificados projetamos esta pequena casa (80m²), com arcos, cúpulas e painéis monolíticos de solo cimento. O resultado final foi um projeto rápido, eficiente, bonito e financeiramente muito apreciado pelo cliente.

Pontos Importantes

Usando como base o dicionário ilustrado de Albernaz e Lima, pode-se definir o arco como um elemento construtivo curvo usado na ligação entre dois apoios, como pilares ou colunas, ou simplesmente entre as ombreiras do vão.

As linhas e planos que constituem o arco possuem denominações, sendo a superfície externa do arco chamada de extradorso e a interna de intradorso.

O ponto onde se inicia a curvatura do arco é chamado de Nascença e o plano que passa por elas é chamado de Plano das Impostas.

A distância entre o plano das impostas e o ponto mais alto do intradorso é chamado de flecha e a distância entre o extradorso e o intradorso é chamado de altura.

O desenho destas fundações para construção de estruturas em arcos devem seguir a Regra de Blondel que diz:

Seja um arco AB (vermelho), de qualquer forma e dimensão. Divide-se AB em três partes iguais AC, CD, DB .

Trace uma reta por DB (verde) e, em seguida, utilizando a distância DB como raio com centro em B, trace um semicírculo. a espessura do contraforte PARA ABSORVER A FORÇA RESULTANTE DO ARCO será dada pela distância BG.

ATELIER MARCOS GUIMARAES

O Atelier

O excelente equilíbrio térmico proporcionado pelo uso da terra nas paredes de taipa de pilão foi utilizado como ponto de partida para se criar um ambiente agradável e ideal para o tipo de pintura desenvolvida pelo artista, o afresco. Além disso, a taipa de pilão oferece ricas possibilidades cromáticas e estéticas com as paredes in natura.

Croquis

Residência Claudia C

Esta casa tem uma clara intenção de ser percebida dentro da paisagem montanhosa de Águas da Prata. Percebida como um objeto único, quase escultórico, que se situa no entorno de maneira singular. É um projeto que quer ditar sua procedência como minimalista. Sim, pois quer se destacar como um elemento único, através do qual aparece toda a obra, mediante o uso de formas geométricas puras, construídas com materiais de grande expressividade ( a TERRA vermelha do local), conseguindo o todo unitário perseguido. Esta maneira de utilizar a matéria prima TERRA de forma que expresse o máximo de suas características essenciais, potencializando suas facetas de solidez e assim, emprestando apoio à ideia formal da obra. Grandes partes dos traçados com que projetei esta arquitetura minimalista aparecem ligadas a todos os princípios do movimento moderno da arquitetura, de maneira intrínseca a ele. Por fim, penso ser interessante neste momento de desenhar uma residência em Águas da Prata, fazer este tipo de reflexão para buscar e compartilhar as origens, as referências claras e os autênticos valores que dão sentido à nossa arquitetura, para que sirvam de base para propostas autênticas. A matéria e a forma: less is more.

Croquis

Cinco pontos chave:

1 - Ao construir com a terra do próprio lote através de sistemas CONSTRUTIVOS operacionalmente simples, criamos uma organização do canteiro de obras que facilita as etapas sequencias facilitando a transferência de conhecimentos à mão de obra e consequentemente à possibilidade de utilização da mão de obra em VÁRIOS outros empreendimentos.

2 - Construir com a terra equivale à simplificar os procedimentos do canteiro de obra, possibilitando assim, uma perfeita integração entre a mão de obra e o projeto. Todos os operários sabe executar o projeto por entenderem a lógica construtiva empregada.

3 - Não empregar equipamentos complexos que dependem da energia elétrica na construção do projeto implica em otimizar a produção no canteiro de obras, através da modulação e do dimensionamento preciso dos sistemas construtivos, evitando assim DESPERDÍCIOS e sobras de materiais.

4 - O emprego da terra crua nesse projeto resulta em economia e viabilidade térmica para uma residência no clima quente e úmido da região.

5 - O emprego da terra nas construções é tão antigo como a própria CULTURA do homem. Ao construirmos com materiais naturais trazemos as qualidades estéticas e plásticas desses materiais tradicionais para a produção de arquiteturas modernas, simples, eficientes e plenamente contextualizadas com o ambiente.

Residência Salmar

A Residência

El presente trabajo tiene como objetivo exponerlos resultados obtenidos en la construcción de una vivienda a partir de la técnica de “Taipa de pilão” con paredes de suelo-cemento, así como evaluar y demostrar su pertinencia en cuanto al desarrollo sustentable aplicando la evaluación de ACV. El prototipo de vivienda que se presenta, posee una planimetría articulada en forma de T, en la cual se interconectan dos prismas de base rectangular, lográndose una expresión volumétrica simple, sobria, pero que contiene adecuados valores estéticos y elevados niveles de terminación. Los paneles poseen 0,20 m de espesor por 3,30 m de altura y son los encargados de sustentar la losa de cubierta de hormigón armado. Para la conformación de estos fueron utilizados 45,4m3 de tierra, los cuales se compactaron manualmente por un albañil y dos ayudantes durante 50 días de trabajo, resultando un método efectivo ya que no requiere de mucho tiempo, esfuerzo y cantidad de mano de obra. Asimismo, garantizando una producción rápida y económica de los materiales, la solución de vivienda se realizó a partir de 3 tipos de paneles, desarrollados con solo seis juegos de moldes iguales y con una secuencia lógica de producción.






La secuencia de la modulacíon

Residência Tatui

O Projeto

A Obra

Conclusão

Residência Isadora H

A Obra

Conclusão

Teste com reboco de terra

Fotos atuais

Crédito fotográfico:
Celso Laetano (@celsolaetanoarquitetura)
Gilberto Sanches (gilbertosanches_paisagista)

Nossa contribuição ao 63-64 Boletin do PRO TERRA com o arrimo de taipa de pilão da Residência Isadora Piracicaba

Residência César&Adriana

A Residência
A Casa é a manifestação física de uma busca para se conectar com o ambiente natural. A essência do design aqui é a simplicidade no pensamento e na expressão através da forma, material e decoração da estrutura. A natureza orgânica da construção conecta com sucesso o exterior ao interior e, assim, consegue transmitir uma sensação de terra através de seu plano de fluxo livre. A casa é uma mistura de vários elementos e materiais de construção.

O térreo contém os principais espaços de convívio. Essas áreas oferecem acesso ao jardim e à piscina por duas entradas. A cozinha e a sala de estar tornam-se o coração da casa, enquanto mais áreas privadas permitem relaxar em um espaço íntimo. Uma impressionante escada de aço se curva para encontrar o andar superior. Aqui, um patamar embaixo do telhado exposto conecta os diferentes quartos, criando uma segunda área de lounge.

Por todo o interior, o estúdio usou materiais e texturas naturais para misturar a habitação ao cenário natural. O calor da madeira, tijolo e terracota complementa as superfícies de concreto, criando um espaço refinado e acolhedor. Os espaços públicos e semi-públicos abertos e contínuos ficam no térreo, junto com os quartos de hóspedes. Espaços privados individuais para o casal e seus filhos, juntamente com uma área familiar separada.

O fato de as paredes serem totalmente construídas com tijolos ​​deixa a casa fresca no verão; pois esse tipo de tijolo pode funcionar como um certo fator para manter a umidade da casa inteira.

Com o advento e confirmação da busca pela sustentabilidade na indústria da construção, a taipa – pensada e construída de maneira contemporânea - volta a ser uma excelente alternativa para paredes estruturais.

Modelo

RESIDÊNCIA GUSTAVO&ROBERTA

A Residência Barracão para o lazer coletivo com sala de estar e quarto de hóspedes no mezanino e grande cozinha aberta ao páteo da piscina.

O Projeto

Barracão José M

UM ESPAÇO PARA O LAZER

Estruturas de eucalipto roliço apoiadas em sapatas isoladas compactadas com solo cimento. Painéis de taipa de pilão soltos pelos jardins possibilitando um melhor aproveitamento da acidentada topografia do terreno . Paredes serpenteantes de tijolinho comum aparente que ora expõem ora escondem os múltiplos espaços deste edifício. Desenhamos o edifício conjuntamente com o fogão à lenha, com a piscina em rocha natural com seus decks flutuantes, com a churrasqueira e a escada para o mezanino, todos proporcionando diversão e descanso para seus ocupantes.

Projetos

Pousada Bahia

A Pousada

Um projeto preciso quanto ao detalhamento dimensional apresentados em desenhos, maquete e um memorial construtivo adequado as tradições construtivas da Bahia e dos baianos.